Órgãos cobram que Prefeitura de Teresina cumpra Lei de Resíduos Sólidos e encerre aterro após morte de menino de 12 anos
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Sistema de coleta e destinação de resíduos foi debatido em reunião entre representantes da Prefeitura Municipal, dos Ministérios Públicos do Piauí (MPPI) e do Trabalho (MPT-PI), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Ambientalistas denunciam problemas no aterro sanitário e pedem cancelamento de licença da Prefeitura de Teresina
Fundação Velho Monge
A necessidade de mudanças no sistema de coleta e destinação de resíduos de Teresina, como a contratação de aterros privados, foi discutida na tarde desta quarta-feira (2), em reunião entre representantes da Prefeitura Municipal, dos Ministérios Públicos do Piauí (MPPI) e do Trabalho (MPT-PI), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposto 10 dias após David Kauan, de 12 anos, morrer atropelado por um trator no aterro sanitário de Teresina. Conforme o procurador do trabalho Carlos Henrique Leite, o encontro teve como foco a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 e que estabelece diretrizes para o manejo adequado de resíduos.
Conforme a PNRS, todos os municípios deveriam ter dado fim aos lixões até agosto de 2024.
O próximo passo é estabelecer prazos e ações que devem ser adotadas pelo município para o encerramento do lixão, adoção da coleta seletiva e estruturação das cooperativas e associações de catadoras e catadores para o recebimento e destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis, de modo a coibir, inclusive, o trabalho infantil.
"Um acordo com prazos específicos, com obrigações concretas para que sejam estruturadas. Não há mais condições, o aterro não possui viabilidade de funcionar, deve ser fechado. Além da questão do aterro, o objetivo é regularizar a inclusão socioprodutiva das catadoras e catadores de resíduos", comentou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube